quinta-feira, 22 de maio de 2008

Responsabilidade e ética jornalística

Nos últimos tempos constantemente o Código de Ética dos jornalistas é desrespeitado. Nele diz-se que o jornalista não deve divulgar mentiras e fofocas que invadam a intimidade das pessoas e usar do poder de comunicação como meio de manipulação política e econômica. O Código também não recomenda divulgar ou estimular perseguições raciais, sexuais e religiosas.
Um jornalista não poderia nem pensar em modificar declarações de pessoas dadas em entrevistas com o alvo de denegrir a imagem com objetivo pessoal ou até mesmo com ordem superior, ainda porque isso fere os princípios morais.
O que ele deve fazer perante qualquer tipo depressão ou intimidação é denunciar a comissão de ética competente. Já nos casos de matéria com cunho publicitário ou voltado para patrocinadores ou promoções,ele deve informar ao leitor do que se trata.A liberdade de imprensa implica em responsabilidade e veracidade aos fatos.
Talvez seja a falta de sabedoria ou a insensatez de alguns leitores que cooperam com essa forma antiética do jornalismo. O plágio descarado, a valorização da banalidade e o grande interesse da população por calúnias políticas e fofocas de artistas alimentam o tempo de duração desses jornalistas no mercado, manchando a imagem da categoria.
Daí a importância do curso superior onde se aprende os princípios éticos. E mesmo passando pela faculdade alguns parecem nunca ter ouvindo falar.
Porém há aqueles profissionais que acreditam que a boa conduta, a ética profissional e os valores morais são os melhores caminhos. Eles esperam ser distinguidos e valorizados como merecem, uma vez que acreditam que os brasileiros podem ficar mais instruídos.
Um jornalista tem de ser o mais transparente possível, íntegro e honesto, já que expõe acontecimentos de interesse público. Ele mexe com a opinião das pessoas e ,ás vezes , suas informações interferem no dia-a-dia da população.
Ele deve partir do princípio que atitudes que obedeçam a ética profissional e a moral e os bons costumes devem reger a sua carreira.


Michele de Goes Santos
Jornalismo

Nenhum comentário: