No ano de 1938 foi feita uma transmissão de rádio em que o radialista Orson Welles contava uma história baseada no livro “ A Guerra dos Mundos “ que falava de uma invasão alienígena como se fosse real.
O escritor desse livro foi H.G.Wells, considerado um dos pais da ficção científica.
A transmissão mexeu com toda a cidade de Nova Jersey pelo tom realístico. O radialista fingiu entrevistar um astrólogo que dizia ver raios caindo do céu e luzes vindo de Marte.
A história foi colocada para o público de uma forma tão real que toda cidade se comoveu. Ainda mais quando afirmou-se ter caído em uma fazenda próxima um objeto grande e estranho que criou um grande buraco de onde saíram seres que supostamente seriam alienígenas.
Orson também transmitiu uma entrevista com o dono da fazenda que afirmou ter visto o objeto cair do céu .O dono da fazenda também era fake,assim como o astrólogo.
Orson colocou na transmissão efeitos, gritos desesperados e o barulho de uma grande confusão, De repente foi cortada ao meio para simular algum acidente.
O impressionante foi o fato de as pessoas acreditarem e se apavorarem mesmo não vendo nada .Outros ainda afirmaram presenciar um acontecimento que nunca aconteceu.
Isso se dá ou pela ingenuidade e falta de instrução das pessoas da época ou pelo poder da comunicação em forma jornalística.
Michele de Góes Santos
Jornalismo
quinta-feira, 22 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário