quinta-feira, 22 de maio de 2008

Resenha do filme : O preço de uma verdade (Shatterd Glass)

No filme baseado em fatos reais Stephen Glass, interpretado por Hayden Christensen (Star Wars), era jovem quando iniciou sua carreira como jornalista. Alcançou o sucesso em pouco tempo com seu profissionalismo e sua capacidade de criação, tornando-se um dos redatores mais procurados e escrevendo para revistas como “George”, “Rolling Stones”, “Harper's” e a “The New Republic”, uma das mais importantes dos Estados Unidos, onde trabalhou por três anos.
Porém ,depois de escrever um artigo sobre um jovem hacker que conseguiu burlar a segurança de uma grande empresa de software e dizer que a foi a uma convenção de hackers para fazer a entrevista , chamou muito a atenção de uma revista de internet ,a Forbes Digital, onde o jornalista Adam L. Penenberg (Steve Zahn),pressionado pelo seu chefe por não ter coberto aquele acontecimento, resolve verificar as fontes, afim de entrevistar o jovem hacker e ele acaba descobrindo que as fontes eram falsas e que não existia nem jovem hacker e nem empresa de software.
Daí, junto com Chuck Lane (Peter Sarsgaard), o editor da “The New Republic”, que assume o cargo de editor depois que Michael Kelly (Hank Azaria) ser demitido e discutir com o dono da revista, Stephen Glass é obrigado a provar que as fontes são verdadeiras mas ele não consegue e acaba ridicularizado .Ainda tenta criar um site falso, coloca seu irmão de cúmplice para afirmar que a empresa existia mas não adianta. O editor o suspende por dois anos,logo ele fica desconfiado dos outros artigos escritos por Stephen Glass e descobre que 27 de 41 escritos são completa ou parcialmente falsos. Então decide demiti-lo .
Os outros redatores da revista ficam com raiva e se colocam contra Chuck, que nunca foi querido .Já Stephen Glass sempre foi carismático e engraçado,sempre elogiava as pessoas e tinha as entrevistas mais interessantes e divertidas mas depois de Chuck desmascara Stephen todos o apóiam na decisão e reconhecem que Stephen era um grande farsante e mentiroso .
O final do filme é bem interessante pois confirma que ele realmente tem algum problema. Mostra que Stephen Glass conta o filme inteiro na cabeça dele e na verdade aquela situação foi completamente o contrário.
Depois de desmascarado a revista “The New Replublic” se desculpa com os leitores .
Em uma entrevista para Associeted Press o verdadeiro Stephen Glass declarou: “Para cada mentira que eu contava, era necessária outra para sustentá-la. Assim, era uma sobre a outra” .
O filme mostra o que alguns jornalistas ou recém formados em jornalismo podem fazer para obter status e reconhecimento, passando por cima dos princípios de ética e moral .
Mostra ainda o que acontece com alguém despreparado e as conseqüências de uma mentira .




Michele de Góes Santos
Jornalismo

Um comentário:

Flávia Barros disse...

eu acho que esse texto sobre o filme não é bem uma resenha, parece mais com um resumo.
foi malz.
mas o filme é OTIMOOO