No período do regime militar, a censura voltou-se contra o mundo das artes musicais, cênicas e intelectuais. Foi nessa época que estreou o musical Hair, escrito por James Rado e Gerome Ragni que tiveram a idéia juntos no meio de uma manisfestação no Central Park, daí a três meses as musicas e o roteiro da peça ficariam prontos com a colaboração do musico Galt MacDermot.
O musical Hair ficou famoso pelo incitamento do uso livre de drogas, a liberdade sexual, a cultura hippie, cenas de nudez, o direito de agir da forma que sentisse vontade e por fazer protestos contra o racismo e a guerra do Vietnã.
Na realidade Hair não tinha contexto fixo e os atores, alguns principiantes e outros representantes idealistas, sempre improvisavam em cada apresentação, porém sem perder a intenção de expressar a liberdade de ter idéias próprias e segui-las, e sem esquecer de criticar os valores da família, da igreja e dos militares que convidavam jovens a participar da Guerra do Vietnã, mudando assim os valores morais e os pensamentos políticos de uma sociedade.
Depois da estréia na Broadway e de várias montagens em Los Angeles,Londres, Sydney.e no México o governo proibiu a peça de ser apresentar e os atores ameaçados de prisão fugiram do país. Mas não ficou por aí, Hair sofreu censura em todos os lugares dos EUA, seus produtores sofreram acusações de atentado violento ao pudor e desrespeito a bandeira americana . Contudo, o musical fez muito sucesso e se apresentou 1.750 vezes no Biltmore Theatre ,que foi onde ele estreou.
A música de maior destaque foi Aquarius da banda Fifth Dimension, que ganhou o Grammi do ano.
Hair foi modificado para o cinema em 1979 pelo diretor Milos Forman .
No Brasil, para que a peça pudesse ser apresentada, Ademar Guerra, produtor, teve que passar por cima de alguns obstáculos, a dúvida dos empresários teatrais em investir era por não acreditar que fosse possível montar a peça com a mesma estrutura no Brasil, ainda havia a censura por conter cenas de nudez no formato original.
Mas Ademar driblou esses contratempos e conseguiu fazer a peça estrear em São Paulo no palco do Teatro Aquarius, e depois Teatro Zaccaro, no bairro do Bixiga.
Muitos atores de grande sucesso hoje faziam parte do elenco dessa peça, Sonia Braga, Neusa Maria, Aracy Balabanian, Antonio Fagundes e Ney Latorraca estavam entre eles . Sonia Braga por pouco não participava do projeto pela falta de simpatia de Ademar por ela, mas Altair Lima, também ator, insistiu para sua participação.
O formato brasileiro conquistou muita gente com a cena em que o elenco surgia nu. E modificou os pensamentos e ideais de varias comunidades de pessoas.
Hoje o musical ainda é apresentado pelo mundo, o filme agrada os jovens mesmo depois de tanto tempo após o bum de seu lançamento e as músicas da peça fazem parte das baladas noturnas até hoje.
Michele de Goes Santos
Jornalismo
Um comentário:
Se contextualizado à época de sua criação, o filme HAIR traz-nos de forma clara uma ideia de como era a juventude dos anos 60, como ela se portava diante dos fatos que não lhes agradavam e como eram repreendidos por parte daqueles que estavam no poder.
Postar um comentário