O termo monomito , as vezes chamado de jornada do herói, - mono = único e mito = estória , foi usado pela primeira vez por James Joyce porém o norte americano Joseph Campbel utilizou essa expressão para explicar a teoria da Jornada do Herói que tem 12 estágios mas são três os principais Partida (às vezes chamada Separação), Iniciação e Retorno. A partida é quando o herói está almejando sua jornada, a iniciação é a fase que o herói passa todas as suas aventuras e o retorno é quando ele volta para sua vida normal consciente dos seus poderes e experiências.
Os três processos são relativamente iguais em todas as estórias de heróis. Nota- se isso nas séries Dexter e Lost, onde Dexter, o personagem principal que da nome a série , é um cara que mata a sangue frio e com requintes de crueldade pessoas consideradas perigosas para viver em sociedade ,como estupradores , pedófilos e qualquer criminoso.
Começa exatamente como o processo descreve. Aparentemente ele é uma pessoa normal mas se depara com uma situação de aventura em que é o único que pode resolver ou salvar a vida de alguém, a sua própria vida ou até mesmo uma cidade inteira, enfim, fazer jsustiça, e na série Lost, Jack, um médico que está no avião que cai em uma ilha deserta, vê-se diante de uma situação onde ele sente-se obrigado a socorrer as pessoas que estavam com ele no avião tornando-se o herói da estória.
Existem outros exemplos que podem mostrar que o processo acontece da mesma forma, o filme Homem de Ferro mostra claramente como o personagem Tony Stark passa por cada fase dita no monomito.
Por esse motivo o monomito ou a jornada do herói é chamada de jornada cíclica , pelo seu ciclo que se repete periodicamente.
Michele de Góes Santos
Jornalismo
sexta-feira, 13 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário